História - Astecas
Quem são
De um modo geral, chamamos Astecas os habitantes dos territórios conquistados por Fernando Cortez. Com isso são considerados astecas não só o povo em si, como todos os mexicanos.
Os astecas fundaram a cidade do México, onde se estabeleceram.
Pelo que se caracterizaram
Caracterizaram-se por serem bons na administração. Dividiram seu território em 38 províncias tributárias e sua organização social era uma estratificação piramidal.
O que cultivavam
Cultivavam o milho. a fruta, o tabaco e a pimenta.
Idioma e escrita
Falavam uma língua (idioma) chamada NAHUATL. A escrita misturava pictogramas, ideogramas e símbolos fonéticos.
Referem-se a sua própria história na escrita.
O Imperador tinha poder ilimitado e era a encarnação de deus na terra. Abrangia todas as coisas e pessoas. Os guerreiros e sacerdotes formavam o grupo social de maior poder.
Os guerreiros eram o principal apoio do Imperador, e permitiu a criação de um poderoso exército, mas isolado politicamente.
Só existiam duas formas de relações sexuais permitidas: a do matrimônio e a dos guerreiros solitários com as sacerdotisas dedicadas à prostituição ritual (prostitutas, por assim dizer, só que de um jeito religioso.). Esse ato era protegido pela deusa XOCHIQUETZAL.
Essas relações sempre se mantinham antes das batalhas. O adultério era severamente castigado.
Educação
Um aspecto fundamental da vida asteca era o educacional, que era obrigatório.Os homens tinham 2 tipos de escolas: TELPOCHCALLI e a CALMECAC. A primeira, telpochcalli, era a escola onde o aluno estudava e ia dormir à noite em casa. A calmecac era o colégio para nobres.
As mulheres aprendiam com as mães em casa. As nobres ficavam num tipo de monasteiro, até a hora do casamento.
Na escola, eles aprendiam a escrita, leitura, história e musica.
Religião
Os astecas tinham deuses praticamente pra tudo (até pra piscar o olhos, brincadeira) e a religião era fundamental para o povo e estava entrelaçada em suas práticas, crenças, roupas e cerimônias.
Os Imperadores astecas eram considerados a encarnação dos seus deuses e pensava-se que conheciam a disposição e vontade dos deuses astecas. Entre os muitos, os seus três principais deuses eram Huitzilopochtli, Tlaloc e Tezcatlipoca. Huitzilopochtli, entre outros, só podia ser apaziguado com o sangue de sacrifícios humanos. Seu grande templo estava em cima da pirâmide de Tenochtitlan.
As vítimas eram decapitadas e suas cabeças exibidas como troféus no que é chamado de grande estante ou estrutura de pedra. Outros sacrificados achavam que era uma grande honra e o faziam de vontade própria. Acredita-se que mais de 20.000 foram mortos como parte de um ritual em uma celebração de 4 dias pela conclusão do templo.
Outros deuses e deusas incluem:
As vítimas eram decapitadas e suas cabeças exibidas como troféus no que é chamado de grande estante ou estrutura de pedra. Outros sacrificados achavam que era uma grande honra e o faziam de vontade própria. Acredita-se que mais de 20.000 foram mortos como parte de um ritual em uma celebração de 4 dias pela conclusão do templo.
Outros deuses e deusas incluem:
- Atlacoya - deusa da seca
- Chiconahui - uma deusa da fertilidade doméstica
- Citlalicue - um criador das estrelas
- Cipactonal - deus da astrologia, bruxaria (feitiçaria)
- Oxomoco - deusa da astrologia
- Xochiquezal - deusa da sexualidade feminina, das prostitutas, do prazer
- Patecatl - deus da cura e criador do peiote (um alucinógeno)