domingo, 3 de março de 2013

Astecas - Resumo

História - Astecas

Quem são

De um modo geral, chamamos Astecas os habitantes dos territórios conquistados por Fernando Cortez. Com isso são considerados astecas não só o povo em si, como todos os mexicanos.

Os astecas fundaram a cidade do México, onde se estabeleceram.

Pelo que se caracterizaram

Caracterizaram-se por serem bons na administração. Dividiram seu território em 38 províncias tributárias e sua organização social era uma estratificação piramidal.

O que cultivavam

Cultivavam o milho. a fruta, o tabaco e a pimenta.

Idioma e escrita

Falavam uma língua (idioma) chamada NAHUATL. A escrita misturava pictogramas, ideogramas e símbolos fonéticos.
Referem-se a sua própria história na escrita.


O Imperador tinha poder ilimitado e era a encarnação de deus na terra. Abrangia todas as coisas e pessoas. Os guerreiros e sacerdotes formavam o grupo social de maior poder.
Os guerreiros eram o principal apoio do Imperador, e permitiu a criação de um poderoso exército, mas isolado politicamente. 

Só existiam duas formas de relações sexuais permitidas: a do matrimônio e a dos guerreiros solitários com as sacerdotisas dedicadas à prostituição ritual (prostitutas, por assim dizer, só que de um jeito religioso.). Esse ato era protegido pela deusa XOCHIQUETZAL.
Essas relações sempre se mantinham antes das batalhas. O adultério era severamente castigado.

Educação

Um aspecto fundamental da vida asteca era o educacional, que era obrigatório.Os homens tinham 2 tipos de escolas: TELPOCHCALLI e a CALMECAC. A primeira, telpochcalli, era a escola onde o aluno estudava e ia dormir à noite em casa. A calmecac era o colégio para nobres.
As mulheres aprendiam com as mães em casa. As nobres ficavam num tipo de monasteiro, até a hora do casamento.
 Na escola, eles aprendiam a escrita, leitura, história e musica.

Religião

Os astecas tinham deuses praticamente pra tudo (até pra piscar o olhos, brincadeira) e a religião era fundamental para o povo e estava entrelaçada em suas práticas, crenças, roupas e cerimônias.
Os Imperadores astecas eram considerados a encarnação dos seus deuses e pensava-se que conheciam a disposição e vontade dos deuses astecas. Entre os muitos, os seus três principais deuses eram Huitzilopochtli, Tlaloc e Tezcatlipoca. Huitzilopochtli, entre outros, só podia ser apaziguado com o sangue de sacrifícios humanos. Seu grande templo estava em cima da pirâmide de Tenochtitlan.

As vítimas eram decapitadas e suas cabeças exibidas como troféus no que é chamado de grande estante ou estrutura de pedra. Outros sacrificados achavam que era uma grande honra e o faziam de vontade própria. Acredita-se que mais de 20.000 foram mortos como parte de um ritual em uma celebração de 4 dias pela conclusão do templo.

Outros deuses e deusas incluem:
  • Atlacoya - deusa da seca
  • Chiconahui - uma deusa da fertilidade doméstica
  • Citlalicue - um criador das estrelas
  • Cipactonal - deus da astrologia, bruxaria (feitiçaria)
  • Oxomoco - deusa da astrologia
  • Xochiquezal - deusa da sexualidade feminina, das prostitutas, do prazer
  • Patecatl - deus da cura e criador do peiote (um alucinógeno)
Tezcatlipoca era o deus das trevas, do engano e da feitiçaria. Grande parte das crenças e da religião asteca era centrada no lado escuro. Suas práticas pagãs os levaram a rituais e costumes verdadeiramente satânicos. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Se quem dormia era a Bela Adormecida, porque o nome do remédio é "Boa noite Cinderela"?

Se quem dormia era a Bela Adormecida, porque o nome do remédio é "Boa noite Cinderela" ?

Primeiramente uma coisa muito importante: todas as princesas dormiam. Porém, a princesa que foi marcada por dormir muito foi a Bela Adormecida. Bem, o porque dela ter dormido tanto é papo para outra postagem, mas vocês provavelmente já devem saber dessa história.
Boa Noite Cinderela é um golpe dado por aproveitadores que querem praticar algum golpe ou sécssu ou até mesmo pegar um de seus órgãos emprestados e nunca mais devolver. Esse golpe é usado de muitas maneiras e de diferentes formas, mas depende 100% da pessoa que será enganada.

Por que o nome?

Porque é algo ilusório. Com a Cinderela, o encanto acabava à meia noite deixando-a ser a pobre coitada de sempre. A intenção do boa noite Cinderela é "quebrar" o encanto deixando a pessoa num estado horrível. Geralmente esses tipos de remédios é usado pra estupros e muitas vezes roubos de órgãos ou sequestros.

Como funciona?

Imaginemos as seguintes situações hipotéticas:

Situação 1

Uma mulher bem bonita e atraente está em uma lanchonete tomando um suco de limão numa tarde de uma semana qualquer. Surgem, então, dois homens - que na verdade são aproveitadores - e a chamam para bater um papo. No meio da conversa, a mulher vai ao banheiro e, enquanto isso, os homens colocam algum remédio que causa sono na bebida dela. Ela chega, não percebe nada e toda. Fica dopada e eles a levam para algum lugar.

Conclusão

Ela pode ser estuprada; roubada ou as duas coisas e no final até morta!

Situação 2

Um homem está tomando cerveja num bar numa noite de quinta (sabemos que homem não toma cerveja sozinho, a menos que seja pinguço, mas isso é uma situação hipotética). Aparenta ter um bom porte físico e dinheiro. Chegam duas garotas - ou mais  - e começam a dor mole pra ele. Homem é igual a cachorro quando vê o dono, então ele fica assanhadinho quando vê as garotas e, se ele tiver recebido o salário, vai se sentir mais a vontade em convidá-las para tomar alguma coisa. No meio da conversa ele vai ao banheiro e elas colocam um remédio da bebida dele.
Ele chega, toma, fica dopado. Geralmente, nesse tipo de situação as garotas são fracas e não aguentariam carregar um homem dormindo. Por isso, muitas vezes, elas possuem homens para ajudá-las. Então elas o seduzem e levam ele para algum lugar.

Conclusão

O cara é roubado ou sequestrado e tem seus órgãos roubados. Acorda numa banheira cheia de gelo e morre com o tempo.

Como se prevenir?

Nunca tomar a mesma bebida depois de ir ao banheiro. Mesmo que você esteja sozinho, não sabe quem o estava observando.
Desconfie de tudo e todos.
Tenha sempre em mente que poucas pessoas podem contar a história no final.
Tenha amor a sua vida.

Agora, convenhamos que "boa noite bela adormecida" é um nome muito grande para um golpe, né?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Método Científico


Biologia – Método Científico


O objetivo da ciência é fornecer explicações para os fenômenos da natureza. Essas explicações são formuladas e testadas por meio de procedimentos rigorosos, dentre eles os quais se destaca o método científico.
O método científico pode ser aplicado em várias situações de nosso doa-a-dia.

EXEMPLO:

Suponhamos a seguinte situação: o carro pára de funcionar no meio da rua.
Esse é um fato que ocorreu e que observamos. Agora usando o método científico, vamos tentar entender porque o carro parou.
→ Pergunta ou questionamento: O que será que causou isso?
→ Hipótese: A gasolina deve ter acabado.
→ Verificação da hipótese: Observar o marcador de combustível e verificar quantos quilômetros o carro percorreu desde a última vez em que o tanque de combustível foi abastecido.
O marcador está no zero e o carro percorreu quilômetros suficientes para o combustível ter acabado.
Coloca-se a gasolina e o carro começou a funcionar.
→ Conclusão: A hipótese foi corroborada: a gasolina havia acabado.
Sequência do método científico:
Observação → fato → hipótese → teste da hipótese → conclusão

É preciso lembrar que esse foi um pequeno exemplo. Os métodos científicos podem ser usados/aplicados para diversas situações do dia a dia. Agora me diga: Você já fez ou não um método científico.

Até a próxima publicação.
W. Oliveira