domingo, 3 de março de 2013

Astecas - Resumo

História - Astecas

Quem são

De um modo geral, chamamos Astecas os habitantes dos territórios conquistados por Fernando Cortez. Com isso são considerados astecas não só o povo em si, como todos os mexicanos.

Os astecas fundaram a cidade do México, onde se estabeleceram.

Pelo que se caracterizaram

Caracterizaram-se por serem bons na administração. Dividiram seu território em 38 províncias tributárias e sua organização social era uma estratificação piramidal.

O que cultivavam

Cultivavam o milho. a fruta, o tabaco e a pimenta.

Idioma e escrita

Falavam uma língua (idioma) chamada NAHUATL. A escrita misturava pictogramas, ideogramas e símbolos fonéticos.
Referem-se a sua própria história na escrita.


O Imperador tinha poder ilimitado e era a encarnação de deus na terra. Abrangia todas as coisas e pessoas. Os guerreiros e sacerdotes formavam o grupo social de maior poder.
Os guerreiros eram o principal apoio do Imperador, e permitiu a criação de um poderoso exército, mas isolado politicamente. 

Só existiam duas formas de relações sexuais permitidas: a do matrimônio e a dos guerreiros solitários com as sacerdotisas dedicadas à prostituição ritual (prostitutas, por assim dizer, só que de um jeito religioso.). Esse ato era protegido pela deusa XOCHIQUETZAL.
Essas relações sempre se mantinham antes das batalhas. O adultério era severamente castigado.

Educação

Um aspecto fundamental da vida asteca era o educacional, que era obrigatório.Os homens tinham 2 tipos de escolas: TELPOCHCALLI e a CALMECAC. A primeira, telpochcalli, era a escola onde o aluno estudava e ia dormir à noite em casa. A calmecac era o colégio para nobres.
As mulheres aprendiam com as mães em casa. As nobres ficavam num tipo de monasteiro, até a hora do casamento.
 Na escola, eles aprendiam a escrita, leitura, história e musica.

Religião

Os astecas tinham deuses praticamente pra tudo (até pra piscar o olhos, brincadeira) e a religião era fundamental para o povo e estava entrelaçada em suas práticas, crenças, roupas e cerimônias.
Os Imperadores astecas eram considerados a encarnação dos seus deuses e pensava-se que conheciam a disposição e vontade dos deuses astecas. Entre os muitos, os seus três principais deuses eram Huitzilopochtli, Tlaloc e Tezcatlipoca. Huitzilopochtli, entre outros, só podia ser apaziguado com o sangue de sacrifícios humanos. Seu grande templo estava em cima da pirâmide de Tenochtitlan.

As vítimas eram decapitadas e suas cabeças exibidas como troféus no que é chamado de grande estante ou estrutura de pedra. Outros sacrificados achavam que era uma grande honra e o faziam de vontade própria. Acredita-se que mais de 20.000 foram mortos como parte de um ritual em uma celebração de 4 dias pela conclusão do templo.

Outros deuses e deusas incluem:
  • Atlacoya - deusa da seca
  • Chiconahui - uma deusa da fertilidade doméstica
  • Citlalicue - um criador das estrelas
  • Cipactonal - deus da astrologia, bruxaria (feitiçaria)
  • Oxomoco - deusa da astrologia
  • Xochiquezal - deusa da sexualidade feminina, das prostitutas, do prazer
  • Patecatl - deus da cura e criador do peiote (um alucinógeno)
Tezcatlipoca era o deus das trevas, do engano e da feitiçaria. Grande parte das crenças e da religião asteca era centrada no lado escuro. Suas práticas pagãs os levaram a rituais e costumes verdadeiramente satânicos.